Referência de artigo: como fazer nas normas da ABNT com exemplos (2024)

Saber fazer referência de artigo é fundamental para trabalhos acadêmicos. Não tem como fugir.

Publicado em 17/07/2019. | Atualizado em 02/02/2022.

Definitivamente, não tem como fazer um bom trabalho acadêmico sem fazer referência de artigo nas normas da ABNT.

Isso porque a produção e a publicação de artigos científicos é a forma mais democrática de repassar conhecimentos científicos.

Por vários motivos: i) está acessível para todas as pessoas na internet; ii) a publicação é mais rápida e menos burocrática; iii) com isso, os artigos acolhem os resultados mais atuais das pesquisas.

Mas aí tem o outro lado: todos os artigos – assim como qualquer fonte de pesquisa – devem receber a devida citação e referência – conforme a NBR 6023 da ABNT. Ou você pode correr o risco de cometer plágio.

Viu como não tem como fugir? É por isso que esse post inclui:

  1. Todas as regras de formatação de artigos.
  2. Uma dica especial para não precisar gravar todas essas regras.

Bora? 🙂

Como fazer referência de artigo?

A referência de artigo depende do tipo de informação. A referência de um artigo de jornal, por exemplo, é diferente da referência de um artigo da página inicial de um site.

Então você precisa estudar cada um dos tipos a partir de suas particularidades 🙂

Referência de artigo em revistas científicas

Esse formato inclui as publicações em periódicos e revistas científicas e artigos de comunicações, editorial, entrevistas, recensões, reportagens, resenhas e outros.

Elementos essenciais

Os elementos essenciais são:

  • nome de todas as pessoas que escreveram
  • título da parte, artigo ou matéria
  • título da publicação
  • local de publicação
  • numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo
  • paginação inicial e final.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação.

Dependendo tipo do trabalho, se for um artigo ou uma matéria de revista, também é importante constar a data ou o intervalo de publicação e particularidades que identificam a parte, se tiver.

Exemplo de referência de artigo

COSTA, V. R. À margem da lei. Em Pauta, Rio de Janeiro, n. 12, p. 131-148, 1998.

Referência de site de revistas eletrônicas

SOBRENOME, Nome. Título do artigo.Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

NARDES, Scarleth. Mulheres em situação de rua: memórias, cotidiano e acesso às políticas públicas.Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, v. 29, n. 1, p. 1 – 18, julho, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/66011/46755. Acesso em: 23 jul. 2021.

Referência de artigo ou matéria de jornal

Esse formato inclui todos os tipos de artigo de jornais: comunicações, entrevistas, editoriais, reportagens e resenhas.

Elementos essenciais

Os elementos obrigatórios são:

  • nome de quem escreveu o artigo
  • título
  • título do jornal
  • local de publicação
  • data de publicação
  • seção, caderno ou parte do jornal
  • paginação correspondente.

SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, local de publicação (se houver), dia, mês e ano. Seção (caso exista), página.

Quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data.

Exemplo 1

NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

Caso seja necessário pode-se acrescentar elementos complementares à referência

Exemplo 2

PAIVA, Anabela. Trincheira musical: músico dá lições de cidadania em forma de samba para crianças e adolescentes. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 2, 12 jan. 2002.

Referência de artigo ou matéria de jornal em meio eletrônico

Existem dois tipos de referências de jornais eletrônicos:

Referência de site de jornal com autoria conhecida

SOBRENOME, Nome. Título da matéria.Nome do jornal,cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano. Seção (caso exista). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

LIMÓN, Raúl. Pfizer afirma que sua vacina contra o coronavírus tem eficácia de 90%.El país, 09 nov. 2020. Disponível em:https://brasil.elpais.com/brasil/2020-11-09/pfizer-afirma-que-sua-vacina-contra-o-coronavirus-tem-uma-eficacia-de-90.html. Acesso em: 18 nov. 2020.

Referência de site de jornal sem autoria conhecida

TÍTULO da matéria.Nome do jornal, cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano. Seção (caso exista). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

CORONAVÍRUS: responsável por vacina da Pfizer, cientista diz que vida volta ao normal em 2021. Hypeness, 17 nov. 2020. Disponível em:https://brasil.elpais.com/brasil/2020-11-09/pfizer-afirma-que-sua-vacina-contra-o-coronavirus-tem-uma-eficacia-de-90.html. Acesso em 18 nov. 2020.

Referências de artigos de página inicial ou homepage

AUTOR OU ORGANIZAÇÃO.Nome do site, ano. Ementa (descrição). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

METTZER.Site do Mettzer, 2020. A plataforma para desenvolver seus trabalhos e pesquisas acadêmicas. Disponível em:https://www.mettzer.com/. Acesso em: 18 nov. 2020.

Referência de artigos de lei

Essa categoria compreende artigos da Constituição Federal, das emendas constitucionais e dos textos legais infraconstitucionais (lei complementar e ordinária, medida provisória, decreto em todas as suas formas, resolução do Senado Federal).

Elementos essenciais

A referência deve constar:

  • a jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas),
  • título da lei
  • número da lei
  • data e dados da publicação.

No caso de Constituição ou emenda constitucional, entre o nome da jurisdição e o título, acrescenta-se a palavra “Constituição“, seguida do ano de promulgação entre parênteses.

Exemplos de referência de artigos de lei

SÃO PAULO (Estado). Decreto no 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.

Caso necessário pode-se acrescer elementos complementares. Como nesse caso:

SÃO PAULO (Estado). Decreto no 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Dispõe sobre a desativação de unidades administrativas de órgãos da administração direta e das autarquias do Estado e dá providências correlatas. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.

Dicas para utilizar fontes de pesquisas de sites e endereços eletrônicos

Um ponto importante é que você deve ter cuidado com a qualidade das informações de artigos de sites e endereços eletrônicos.

Você sabe que existe uma infinidade de informações aleatórias na internet. Mas nem todas são apuradas e verificadas de forma correta.

Então, se certifique da autenticidade das informações e da credibilidade da fonte de pesquisa. Isso vai garantir a credibilidade do seu trabalho.

Aqui vão algumas dicas para você verificar a confiabilidade de uma fonte:

a) Examine o envolvimento do site com o tema

Em primeiro lugar, examine o envolvimento do site com otema. Esse é um bom indicativo sobre a seriedade do site ao abordar o tema e, principalmente, a autoridade do site no assunto.

Nesse contexto, também é interessante identificar o posicionamento do site. Assim, você pode evitar replicar opiniões ou informações que não sejam pertinentes ao seu trabalho acadêmico.

b) Consulte as fontes utilizadas pelo site

Além do mais, analise se o site, artigo ou reportagem indica suas fontes de pesquisa para chegar àquele material que você encontrou.

Isso porque, assim como trabalhos acadêmicos, fontes de pesquisa confiáveis publicam suas referências.

Só assim é possível checar a veracidade dos dados e das informações e se certificar da qualidade do material.

c) Pesquise em sites de reputação confiável

Por fim, analise a reputação da fonte. Algumas fontes de pesquisa por si só tendem a ser mais confiáveis, como sites de órgãos oficiais e de universidades, por exemplo.

Outra dica é pesquisar artigosdoGoogle Acadêmicoe daScielo.

Dicas extras para fazer referência de artigos de sites:

  • Os conteúdos que você apenas consultou, mas não citou, não devem integrar às referências bibliográficas.
  • O endereço eletrônico sempre deve proceder de “Disponível em:”.
  • Você deve informar a data que acessou o site em “Acesso em:”.
  • Ao informar as datas, indique apenas três letras do mês – com exceção do mês de maio e os quatro números do ano. Exemplo: nov. 2020.
  • Organize as suas referências bibliográficas por ordem alfabética.
  • Você deve destacar o nome do site, do jornal ou do documento com algum recurso tipográfico – negrito, itálico ou sublinhado. Mas, cuidado. Você deve usar o mesmo recurso em toda a lista de referências e também seguir a um padrão do restante do trabalho.
  • Se um texto não tiver a data de publicação, utilize o ano decopyrightdo site, antecedido da letra “c”. Exemplo: c2019. Essa informação costuma ficar no final da página, com a indicação da palavracopyrightou pelo símbolo ©.
  • Se a informação da cidade não constar no texto, você pode indicar o estado ou o país, desde que essa informação esteja no texto.
  • Por fim, anote a referências bibliográfica imediatamente. Se você encontrou um texto perfeito para seu trabalho e vai fazer a citação, já faça a referência dentro dos padrões. Separe um documento para você incluir as referências ao mesmo tempo que está escrevendo o trabalho. Isso vai impedir que você esqueça informações essenciais e tenha que pesquisar por elas mais tarde.

Por que fazer referência de artigos?

Se você já fez algumtrabalho acadêmico, sabe que precisa fazer as referências e citações de acordo com as normas ABNT.

Em linhas gerais, areferência bibliográficaconforme asnormas da ABNT– Associação Brasileira de Normas Técnicas – é a indicação de autores, título, edição, local, editora e data de qualquercitaçãode um texto.

E o primeiro passo é entender o porquê de fazer as referências. A resposta é bastante simples.

O melhor jeito de garantir a defesa da própria ideia em um trabalho acadêmico é buscar referências de outras produções acadêmicas.

Ou seja: ninguém começa um trabalho do zero e sempre busca informações e ideias de outras pessoas já pesquisaram e escreveram sobre o assunto, certo?

É a partir das teorias de outras pessoas que você vai provar que suas ideias têm embasamento e respaldo teórico de outros estudos. Essas referências virão dascitaçõese das referências bibliográficas.

Então, para utilizar conceitos e teorias de outras pessoas, você vai precisar referenciá-las para dar os devidos créditos. Entendeu?🙂

O caminho contrário é bastante perigoso e mal visto entre asbancase entreprofessores. Você não pode simplesmente tirar as ideias da sua cabeça: é necessário ter um embasamento teórico.

Nem tampouco você pode deixar de referenciar uma fonte ou errar na formatação das referências: isso éplágio.

Como referenciar artigo na ABNT de forma automática

Enfim, agora você já sabe como fazer referências de artigos. Se seguir as informações e os modelos, pode ter certeza que as referências do seu trabalho estarão certas.

Mas e o trabalho que dá né? A boa notícia é que você não precisa passar por isso sozinha. Use a tecnologia ao seu favor 🙂

Se você está fazendo um trabalho – não importa se éTCC, artigo,dissertação,monografiaoutese– você pode contar com a Mettzer.

OMettzeré o melhor editor de texto do mercado, que formata qualquer trabalho nas normas da ABNT de forma automática.

Referência de artigo: como fazer nas normas da ABNT com exemplos (2)

Basta incluir os dados da sua fonte de pesquisa (quem escreveu, endereço eletrônico, data e local de publicação e data de acesso), que o nosso editor gera a referência prontinha para você.

E a melhor parte é que todas as suas referências ficam salvas na sua biblioteca. Mais tarde, você poderá utilizá-las, em qualquer trabalho que fizer. Incrível né?

Basta você inserir suas informações e pronto! Seu trabalho será formatado de forma automática.

Que tal fazer um teste gratuito por 7 dias?🙂

Como fazer referência de artigo de revista?

SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Nome da revista, local de publicação, numeração correspondente ao número e/ou ao ano, fascículo ou número, paginação inicial e final.

Como fazer referência de artigo de jornal?

SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Nome do jornal, local de publicação, data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente

Como fazer referência de artigo em meio eletrônico?

SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Título da revista, local de publicação, numeração correspondente ao número e/ou ao ano, fascículo ou número, paginação inicial e final. Disponível em: . Acesso em: 22 de abril de 2021.

Como fazer referência de artigo de revista online?

SOBRENOME, Nome. Título do artigo.Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Como fazer referência de jornal eletrônico?

SOBRENOME, Nome. Título da matéria.Nome do jornal,cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano. Seção (caso exista). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Referência de artigo: como fazer nas normas da ABNT com exemplos (4)

Naína Tumelero

Doutoranda no programa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Bacharela e mestra em Direito e pesquisadora desde o primeiro semestre da faculdade.

Referência de artigo: como fazer nas normas da ABNT com exemplos (2024)

FAQs

Como fazer referência de artigo ABNT exemplo? ›

Modelo de Referência

ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação. Disponível em: link.

Como colocar referência de um artigo? ›

ARTIGO DE REVISTA

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do artigo. Título da revista, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial &ndash final do artigo, data.

Como referenciar artigo ABNT 2022? ›

O que deve conter na referência: sobrenome do autor do artigo em caixa alta, nome do autor. Título do artigo. Nome da revista em negrito, volume, número, página inicial-final, mês abreviado, ano.

O que é referências bibliográficas exemplo? ›

Além do nome do autor coloca-se o título do artigo, da revista, a cidade, editora, volume, número, mês e ano. Exemplo: SILVA, M. ABNT sem pesadelo.

Como fazer uma referência Bibliografica exemplos? ›

Para fazer a referência de um livro conforme a ABNT, deve-se escrever: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

O que fica em negrito nas referências ABNT? ›

Nas referências e/ou bibliografia, contudo, o negrito pode destacar os títulos das obras em vez do itálico. Deve-se optar por um dos dois, negrito ou itálico.

Como fazer a referência de um artigo com mais de um autor? ›

Na hora de mencionar um artigo científico de mais de três autores no corpo do texto é só colocar o sobrenome do primeiro autor, que é mencionado no artigo referência, seguido da terminologia “et al. “ Exemplo: Lima et al.

Qual a fonte das referências ABNT? ›

Fonte Arial ou Times New Roman, com tamanhos específicos para cada finalidade: Tamanho 12 para texto. Tamanho 14 em negrito para títulos. Tamanho 10 para citações e notas de rodapé

Como fazer referência de um artigo da Internet? ›

Citação de site x referência de site
  1. Nome do autor ou organização;
  2. Título da página, matéria, reportagem ou artigo;
  3. Dia, mês e ano de publicação (se houver);
  4. Endereço eletrônico (entre os sinais <>), depois de “Disponível em:”;
  5. Data de acesso ao site, depois de “Acesso em:”.
9 Nov 2020

Como citar um artigo de site ABNT? ›

Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT
  1. com autor: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.
  2. sem autor: TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.
20 Jun 2018

Como colocar o nome do autor no artigo exemplo? ›

Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Recomenda-se, tanto quanto possível, o mesmo padrão para abreviação de nomes e sobrenomes, usados na mesma lista de referências.

Como fazer a referência de um trabalho de TCC? ›

Para referenciar uma monografia, uma dissertação ou uma tese você deverá colocar o último sobrenome do autor em caixa alta, o nome e outros sobrenomes do autor apenas com a primeira letra de cada um deles em caixa alta, o título da monografia ou da dissertação ou da tese em negrito, a cidade onde o curso foi realizado, ...

Como colocar as referências? ›

Referência é o conjunto padronizado de elementos que identificam os documentos citados no trabalho. Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não.

Como fazer uma citação indireta de um autor? ›

A principal característica da citação indireta é a adaptação do trecho. Isso quer dizer que fica a cargo do autor descrever com suas próprias palavras a ideia da referência original. Ainda assim, na citação indireta, deve haver menção ao autor e ano da obra. No entanto, o número da página não é obrigatório.

Quando usar itálico na citação? ›

Utiliza-se itálico nas citações em língua estrangeira, tanto no interior do texto quanto em parágrafos blocados. Porém, é melhor evitar a língua estrangeira e apresentar a citação já traduzida. O trecho citado em seu idioma original pode ou não ser inserido em nota de rodapé, a critério do autor, sempre em itálico.

Quais são as margens da ABNT? ›

- superior e esquerda: 3 cm - inferior e direita: 2 cm Parágrafo: 1,0cm a partir da margem esquerda de 3 cm. Espaçamento entre linhas: 1,5cm Espaçamento entre Parágrafos: 02 enter; dar 01 enter e escrever no 2º enter.

Como referenciar artigo com dois autores ABNT? ›

Referência bibliográfica
  1. Último sobrenome de cada autor em letras maiúsculas;
  2. Nome e sobrenome do meio por extenso ou apenas iniciais;
  3. O “;” deve separar os autores;
  4. Título do material em negrito;
  5. Cidade, editora e data de publicação.

Como citar um artigo com mais de 3 autores? ›

Acrescente ano da publicação entre parênteses. Quando os autores estiverem dentro dos parênteses, o sobrenome do primeiro vai em MAIUSCULAS, seguido de "et al." em minúsculas. Note também a vírgula depois do ponto: "et al.,". Nota: opcionalmente você pode citar todos os nomes.)

Quais são os elementos essenciais de uma referência? ›

Os elementos essenciais são aqueles indispensáveis à identificação de documentos mencionados em qualquer trabalho: autor, título, edição, local de publicação, editora, ano de publicação.

Como fazer referência de um artigo da Internet? ›

Citação de site x referência de site
  1. Nome do autor ou organização;
  2. Título da página, matéria, reportagem ou artigo;
  3. Dia, mês e ano de publicação (se houver);
  4. Endereço eletrônico (entre os sinais <>), depois de “Disponível em:”;
  5. Data de acesso ao site, depois de “Acesso em:”.
9 Nov 2020

Como fazer referência de artigo com mais de 3 autores ABNT? ›

Na hora de mencionar um artigo científico de mais de três autores no corpo do texto é só colocar o sobrenome do primeiro autor, que é mencionado no artigo referência, seguido da terminologia “et al. “ Exemplo: Lima et al.

Como fazer referência de artigo com mais de um autor ABNT? ›

Na citação de mais de dois autores, cita-se o primeiro autor seguido da expressão "e col." (abreviatura de "e colaboradores") ou "et al." (abreviatura da expressão latina "et alii", que significa "e outros") e entre parentes o ano da obra.

Como fazer referência de artigo em Revista online ABNT? ›

De acordo com a NBR 6023 da ABNT, a referência dos documentos online citados em trabalhos acadêmicos deverá ser feita da seguinte forma: ÚLTIMO NOME DO AUTOR, primeiro nome abreviado. Título: subtítulo (caso exista). Nome da publicação ou do site, local da publicação, volume, número ou fascículo.

Como pegar a referência de um artigo no Google Acadêmico? ›

No Google Acadêmico você também pode encontrar citações relevantes de um livro ou de um artigo científico. É bastante simples: basta fazer a pesquisa e clicar em citado por embaixo do resultado. Assim, você pode consultar outros artigos que já citaram aquele texto.

Como colocar uma referência? ›

Referência é o conjunto padronizado de elementos que identificam os documentos citados no trabalho. Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não.

Como fazer citações de artigos científicos em TCC? ›

SOBRENOME, nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano.
...
Referência de artigo de revista e jornal
  1. Autoria;
  2. Título e subtítulo da obra;
  3. Edição (número);
  4. Imprenta (local: editora e data).

Como citar 4 autores de um artigo? ›

LIVRO: ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. Título. Edição.

Como colocar autores em artigo ABNT? ›

Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Recomenda-se, tanto quanto possível, o mesmo padrão para abreviação de nomes e sobrenomes, usados na mesma lista de referências.

Como usar o et al no texto? ›

Acrescente ano da publicação entre parênteses. Quando os autores estiverem dentro dos parênteses, o sobrenome do primeiro vai em MAIUSCULAS, seguido de "et al." em minúsculas. Note também a vírgula depois do ponto: "et al.,". Nota: opcionalmente você pode citar todos os nomes.)

O que fica em negrito nas referências ABNT? ›

Nas referências e/ou bibliografia, contudo, o negrito pode destacar os títulos das obras em vez do itálico. Deve-se optar por um dos dois, negrito ou itálico.

Quais são os elementos essenciais de uma referência? ›

Os elementos essenciais são aqueles indispensáveis à identificação de documentos mencionados em qualquer trabalho: autor, título, edição, local de publicação, editora, ano de publicação.

Quais as regras de formatação da ABNT? ›

1. Defina as margens da ABNT e outros pontos
  • Margens:
  • Fonte Arial ou Times New Roman, com tamanhos específicos para cada finalidade:
  • Cor da fonte deverá ser preta em todo o trabalho.
  • Colocar o texto justificado.
  • Espaçamento de 1,5 no texto.
  • Espaçamento de 1,0 para citação longa.
  • Parágrafo de 1,25.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Otha Schamberger

Last Updated:

Views: 6177

Rating: 4.4 / 5 (55 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Otha Schamberger

Birthday: 1999-08-15

Address: Suite 490 606 Hammes Ferry, Carterhaven, IL 62290

Phone: +8557035444877

Job: Forward IT Agent

Hobby: Fishing, Flying, Jewelry making, Digital arts, Sand art, Parkour, tabletop games

Introduction: My name is Otha Schamberger, I am a vast, good, healthy, cheerful, energetic, gorgeous, magnificent person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.